A taxa de inscrição é de R$120, tendo desconto de 50% sobre este valor todos aqueles que frequentarem qualquer curso internacional com os Ortega, tanto no Rio de Janeiro quanto em Vitória.
Professores e diretores de grupos inscritos estão isentos desta taxa de inscrição.
Entre no site do Festival e baixe a ficha de inscrição. Assim que sua inscrição for confirmadas, lhe enviaremos a ficha dos cursos nacionais.
A aula do dia 6 de junho é continuação da aula do dia 5, por isso ao se inscrever você estará automaticamente matriculado para os dois dias.
Veja abaixo a tabela de cursos nacionais:
SALA HORÁRIO | 1 | 2 | 3 | 4 |
8h - 9h | Karina Maganha Nível intermediário Gajira por Bulerías | Maria Thereza Canário Nível intermediário Consciência corporal | Tiza Harbas Todos os níveis Como arrematar bulerías no cante | Rodrigo Garcia Nível básico Técnica de pés |
9h15 – 10h15 | Yara Castro Nível intermediário Bulerías | Maria Thereza Canário Nível básico Ritmo | Mariana Abreu Nível básico Tangos | Rodrigo Garcia Todos os níveis Técnica de corpo para homens |
10h30 - 11h30 | Tiza Harbas Todos os níveis Técnica de giro e braços | Yara Castro Nível avançado Bulerías | Karina Maganha Nível intermediário Tanguillo | Mariana Abreu Nível intermediário Soleá por bulerías |
Conheça os profissionais convidados:
Karina Maganha – Campinas, SP
No ano de 2003 fundou em Campinas o primeiro tablao do Estado de São Paulo, intitulado Café Tablao, onde atua como professora, bailaora solista, diretora artística e produtora de eventos ligados a arte flamenca.
Como diretora artística assinou projetos de grande repercussão como as obras “Un Poquito de Nosotras” e “ Fragmentos y El Café Cantante”, onde atuou juntamente com o Bailaor Espanhol Pol Vaquero, com quem desenvolve intercâmbio desde o ano de 2007.
Seu baile é caracterizado pelos principais elementos exigidos nos bailes de tablado tradicional como a expressividade e a improvisação. Preza por elementos simples, pela busca pessoal de um estilo próprio e autêntico.
Karina Maganha é apoiada pela Trip Linhas Aéreas.
Mariana Abreu – Campinas, SP

Começou a ministrar aulas para iniciantes, senhoras e crianças em 1998, viajando no final deste ano à Espanha para aprimorar-se com professores como Timo Lozano e Maria Magdalena.
De volta ao Brasil, ingressa no grupo profissional “Luna Flamenca Cia. de Dança” em 2000, recebendo premiações em festivais como o “Festidança” em São José dos Campos – SP. No mesmo ano inicia o curso de Artes Corporais na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o qual concluiu no ano de 2004.
Em 2002 regressa à Espanha, desta vez estudando com Eva “La Yerbabuena”, Javier Latorre e La Truco. Voltando ao Brasil é convidada a integrar a companhia D’art Flamenco do Brasil, dirigida por Cylla Alonso. Dirige no mesmo ano o Festival Flamenco da Academia Corpo Livre (Valinhos-SP).
Estudou no Brasil em cursos internacionais com os professores : Manuel Liñan, Domingo Ortega, Pol Vaquero, Carmen “La Talegona”, Mercedes Ruiz, David Paniagua, Pilar Ogalla, Rafaela Carrasco, Inmaculada Ortega e Talegón de Córdoba entre outros. Nos cursos nacionais estudou com Miguel Alonso, Cíntia Ruela, Pedro Fernandez e Fábio Rodriguez.
Em 2007 participa do espetáculo “Retratos”, dirigido por Fábio Rodriguez, ao lado de bailarinos brasileiros e dos convidados internacionais Carmen “La Talegona” e Talegón de Córdoba. Se apresentou com o grupo Soniquete – Arte Flamenca e como bailaora convidada, ao lado de bailarinos nacionais e internacionais como David Paniagua, Nino de Los Reyes e Pol Vaquero.
Em 2008 retorna à Espanha para estudar com os professores: Inmaculada Ortega, Concha Jareño, La China e Rafaela Carrasco.
Em 2009 inaugura o Estúdio Soniquete. No mesmo ano participa no Rio de Janeiro do projeto Conexão Espanha produzido pelo grupo Alma Flamenca, se apresentando ao lado de bailarinos e músicos brasileiros e da convidada internacional Inmaculada Ortega.
Atualmente dirige o Estúdio Soniquete Arte Flamenca em Campinas -SP.
Maria Thereza Canário – Rio de Janeiro, RJ

Diretora, bailarina e coreógrafa do Grupo Flamenco Maria Thereza Canário desde 1997, com o qual além de ganhar vários prêmios como coreógrafa, produziu vários espetáculos, como as três temporadas no Teatro Cacilda Becker com os espetáculos “Flamenco Vivo” ( 2001 e 2003 ) e “Caminando” ( 2004 ).
Produziu a partir de 1995, durante 5 anos, o Arte Espanha Rio, uma das primeiras iniciativas de encontros flamencos no Brasil, reconhecido pela Espanha.
Trabalhou como assistente de coreografia de Fabio de Mello, no espetáculo “Carmen” sob a direção geral de Sérgio Brito em 1994.
Já participou de vários eventos de dança no Brasil, como professora e bailarina convidada e no projeto internacional “Conexão Espanha” trabalhando ao lado de nomes como Pol Vaquero e Inmaculada Ortega.
Desde de 2004 dirige o Estudio Bailado, onde o Flamenco é a principal atividade.
Tiza Harbas – Rio de Janeiro, RJ
Atuou como cantaora, bailaora solista e professora de dança flamenca e cante convidada na Fundação “Tiempo Ibero Americano de Cultura”, em Fukuoka, Japão nos anos de 2006, 2008 e 2009.
Atuou junto a varios artistas do cenário flamenco espanhol em cursos e/ou shows como:
Pol Vaquero, Inmaculada Ortega, Domingo Ortega, Rafaela Carrasco, Belén Fernandez, Miguel Cañas, Raul Dominguez, Alfonso Loza, La Truco, Nino de los Reyes, David Paniagua, Agustín Carbonell “El Bola”, Rosa Jimenez, Antonio Españadero, Carmen La Talegona e Talegon de Cordoba. Estudou dança com os bailaores mencionados e cante com o maestro Talegón.
Pol Vaquero, Inmaculada Ortega, Domingo Ortega, Rafaela Carrasco, Belén Fernandez, Miguel Cañas, Raul Dominguez, Alfonso Loza, La Truco, Nino de los Reyes, David Paniagua, Agustín Carbonell “El Bola”, Rosa Jimenez, Antonio Españadero, Carmen La Talegona e Talegon de Cordoba. Estudou dança com os bailaores mencionados e cante com o maestro Talegón.
Trabalha desde 1998 com artistas do cenário flamenco do Rio de Janeiro como: Grupo Toca Madera, Cia Maria Thereza Canário, Cia de Arte Flamenca do RJ, assim como, ao lado de grandes artistas atuantes no Brasil e no exterior: Fernando De La Rua, Yara Castro, Natalia Meiriño, Miguel Alonso, Talita Sanchez, Deborah Nefussi, Fábio Rodrigues, Karina Maganha, Yuri Cayres, Luciano Khatib, Mariana Abreu, entre outros grandes nomes. Estudou baile flamenco com Yara Castro, Natalia Meiriño, Carmen Dotto, Talita Sanchez, Fábio Rodriguez, Eliane Carvalho e Maria Thereza Canário.
Gravou tema para trilha sonora do filme “ Meu nome não é Johnny”.
Rodrigo Garcia – Rio de Janeiro, RJ

Posteriormente, estudou com Domingo Ortega, Inmaculada Ortega, Pol Vaquero, Carmen La Talegona, Rafaela Carrasco, Eva Yerbabuena e Sara Baras. Enriqueceu seu conhecimento artístico com cursos complementares como: expressão corporal, teatro e construção de personagens para dança.
Lecionou em importantes escolas e atualmente na Dimensione Danzas, Sol y Luna Danzas e Studio Herres. Ministrou cursos também nos estados do Espírito Santo, Bahia e São Paulo além do Rio de Janeiro.
Como bailarino, conquistou inúmeros prêmios em festivais, dentre estes, destaca-se o primeiro lugar no XII Festival Internacional de Dança do Rio de Janeiro, (Tápias), realizado pela Petrobrás, na categoria profissional.
No dia 6 de dezembro de 2007, Rodrigo Garcia, o idealizador do "Projeto Noche Flamenca", é convidado à receber a “Moção Honrosa” no Plenário da Câmara Municipal do RJ, como artista expoente na dança. Publicado em diário oficial.
Foi convidado por três vezes a participar como bailarino nas Cias. de Pol Vaquero e Inmaculada Ortega.
Yara Castro – São Paulo, SP / Espanha
Desde o ano de 1986 iniciou seus estudos de flamenco com sua mãe Laurita Castro e o professor espanhol radicado no Brasil, Pepe de Córdoba. A partir de 1991 até os dias de hoje, dá continuidade a seu apreendizado, com muitos professores na Espanha, (onde reside e trabalha atualmente), mais recentemente com La China, Domingo Ortega, Manuel Reyes, La Tacha, Rafaela Carrasco, Manuel Liñan entre outros.
Participou de cursos de aperfeiçoamento técnico e coreográfico, com diversos e importantíssimos artístas Flamencos, tais como: Mario Maya, Antonio Canales, Eva Yerbabuena, Merche Esmeralda, Belém Maya, Javier Latorre, Carmen Cortes e outros de grande destaque no ambiente da Dança Flamenca de Madrid – España.
Ministra aulas permanentes de flamenco no Centro del Ocio “ El Horno” onde também realiza montagens coreográficas.
Atualmente, Yara Castro reside e dança em Madri em diversos eventos e shows de flamenco. Em 2005, destacamos sua participação como bailaora solista a convite do cantaor Pedro Sánz e do jornalista e flamencólogo Manuel Moraga, para encerrar de uma conferência sobre o cante, a guitarra e o baile flamenco dentro do projeto “Festival Caja Madrid 2005” que se chama “Introdución al sentir flamenco” e que foi apresentado em Madrid e Barcelona nos Centros Culturais “Caja Madrid” das respectivas cidades.
Apresentação como convidada do Cuadro Flamenco “Sueños” na Sala “Tribueñe” en Madrid (Abril 2006).
Nenhum comentário:
Postar um comentário